top of page

Ubuntu, a filosofia que conduz o CVU

Ubuntu é uma filosofia oriunda do continente africano que se tornou mais conhecida durante a década de 1990 no período do Apartheid, um regime de violenta segregação racial na África do Sul. O Ubuntu foi usado principalmente para a reconstrução da humanidade e conexão entre as pessoas por meio da educação.

A definição dessa filosofia é sintetizada de acordo com o seguinte trecho do artigo UBUNTU COMO FUNDAMENTO de Alexandre do Nascimento:


“Segundo Desmond Tutu , Prêmio Nobel da Paz e Arcebispo Sul Africano, “Ubuntu é a essência de ser uma pessoa”, “significa que somos pessoas através de outras pessoas”, “que não podemos ser plenamente humanos sozinhos”, “que somos feitos para a interdependência”. Praticar Ubuntu “é estar aberto e disponível aos outros" e “ter consciência de que faz parte de algo maior e que é tão diminuída quanto seus semelhantes que são diminuídos ou humilhados, torturados ou oprimidos” (idem).”


Além disso, o Ubuntu é muito importante para a construção de sociedades mais democráticas pois a partir dele há incentivo para a igualdade e luta contra privilégios sociais, incentivo ao respeito, inclusão e concretização de direitos humanos. Por consequência, influência diretamente em questões sociais da atualidade como a pobreza, racismo, violência contra as mulheres, homofobia e capacitismo.


No CVU Limeira o Ubuntu é a essência de todos os compromissos e atividades, desde reuniões a ações sociais essa filosofia está presente para que sempre os membros consigam enxergar o quão importante a consciência de interdependência entre as pessoas. De modo que a empatia e respeito sempre esteja presente na organização.



Eu sou porque nós somos


ree

FCA, SETEMBRO DE 2022


 
 
 

Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
bottom of page