top of page

Identidade visual nas redes sociais

Nos tempos atuais, as redes sociais têm importantes funções que auxiliam empresas e instituições a divulgarem seus trabalhos. Para que um perfil seja considerado bom, é necessário que a página tenha mais que um conteúdo razoável, é essencial que seja pré-definido uma identidade visual que represente a entidade ou a marca.


A identidade visual de um perfil é um conjunto de fatores que fazem com que o perfil da instituição seja reconhecido pelo público. Investir em criar uma identidade ajuda a quem está pesquisando a entender melhor as missões e valores que o perfil quer passar. Para isso, existem algumas técnicas que possibilitam a harmonização e otimização dos perfis nas redes sociais.


Elementos visuais


Os principais elementos de uma identidade visual são: nome, slogan, cores, tipografia, embalagens e outras peças de divulgação. Esses elementos, tem o objetivo comunicar ao público a ideia, os valores, o propósito e a missão de uma organização.


Todo indivíduo tem sua personalidade e aparência, apresentando jeitos e manias únicas que representam seu jeito de ser, então porque a identidade visual de uma marca seria diferente? A partir desses jeitos, ou, elementos - dentro da identidade visual - uma marca cria a forma que vai ser lembrada e reconhecida pelos outros. A partir disso, a boa identidade visual tem que ser a estratégia principal de qualquer negócio. Mas, afinal, o que é essa identidade visual?


A identidade visual é uma construção de vários elementos gráficos e visuais responsáveis por criar uma atmosfera a respeito de quem é a organização, quais são seus valores e até mesmo como ela vê o mundo e a sociedade.


Agora vamos usar um exemplo de como funciona exatamente, tente imaginar que sempre que você vê a Mônica da “Turma da Mônica”, a primeira coisa que você pensa é o vestido vermelho, ou quando pensa na Magali, a primeira coisa que vem em sua cabeça é a melância ou comidas, ou seja, isso é a identidade visual delas. A partir disso, podemos definir que a identidade visual é realmente boa que quando vemos uma cor ou um objeto, já pensamos diretamente em uma marca, uma empresa, ou uma organização.


Agora que já sabemos o que é uma identidade visual, vou listar mais alguns detalhes que são essenciais para sua composição: tipografia, paleta de cores, materiais de divulgação (flyers, cartazes e outdoors, por exemplo) e, mais recentemente, elementos das redes sociais como imagens dos posts, avatar e a capa.


Abaixo vamos usar a própria organização CVU da Unicamp Limeira, para mostrar como funciona isso nas redes sociais:


ree

Aqui podemos ver que a partir da sua paleta de cores, um dos elementos da identidade visual, é possível reconhecer de quem estamos falando. E a paleta de cores é tão importante, que pesquisas mostram que algumas empresas fizeram a ação de retirar o nome da logomarca, e isso foi uma estratégia adotada após perceber que a identidade visual era capaz de promover uma taxa de reconhecimento que chegava aos 80%. Ou seja: não era mais preciso reforçar quem era MasterCard, por exemplo, as pessoas já sabiam só de bater o olho no grafismo.


Cronograma


Seguir um padrão de publicações é uma grande vantagem competitiva e desenvolver um cronograma para as redes sociais faz com que o algoritmo das redes entenda que o perfil é influente, e assim, divulga para mais pessoas.


Para fazer um cronograma, primeiro é necessário pensar em quantos posts semanais você gostaria de publicar e também qual será o formato das publicações (foto, vídeo, reels e stories). Tendo essa frequência em mente, o próximo passo é criar um arquivo com ideias para publicações, pois assim, mesmo que não ocorra nenhum evento pela semana, estará salvo algumas ideias de posts para que não deixe de atualizar o perfil. O importante é não deixar de postar por muito tempo, para que o engajamento continue aumentando.


Atenciosidade com o público


Outro elemento que pode ser considerado bcomo um elemento visual, são personagens que as marcas criam para representar os valores das empresas, podemos uma como exemplo as Casas Bahias, com o Garoto CB, ou a Magazine Luiza, com a Lu da Magalu, e diversos outros.

Esses personagens precisam deixar clara a associação com a empresa, para que quando batam o olho já associem aquele personagem a tal marca, e isso ocorre através das cores, roupas e design, e até da linguagem que ele utiliza.


ree





 
 
 

Kommentare


bottom of page